por: Rodrigo Di Lascio
Penso que nem todas as pessoas compreendem a real necessidade de acordar as 4 horas da manhã, pegar uma mochila, alguns amigos, muita água e comida, e seguir para uma trilha de mata fechada, contra os limites do corpo e da mente, para então chegar no cume de uma montanha.
Talvez não seja fácil entender mesmo, olhando pelo prisma do racional, bem melhor seria ficar na cama quente e confortável longe dos perigos e intempéries. Mas tem uma coisa que somente quem enfrenta seus medos, seus limites, seu cansaço, vive e aprende: limite é somente uma simples palavra. A experiência de ultrapassar barreiras contra qualquer expectativa, enfrentar obstáculos que julgaria intransponíveis, superar o medo, a dificuldade, fazem o ser mais forte, mais consciente de si.
A mesma lógica serve para o HAPKIDO, sujeitamos os alunos e a nós mesmos a encarar desafios cada vez maiores, executar técnicas cada vez mais complexas e com qual objetivo? Seria sadismo da parte do professor? Claro que não. Como costumamos dizer, o maior rival que encontramos somos nós mesmos. Nossa cabeça trabalha com intuito de evitar que façamos coisas aparentemente absurdas como forma de sobrevivência. Isso não significa propriamente que não possamos ultrapassar estas barreiras, muitas vezes psicológicas.
Somos capazes de fazer muito mais do que acreditamos ser possível e para descobrir isso nada como uma “montanha” de dificuldades. A recompensa é uma vista incrível e a certeza de poder ser maior do que antes, melhor do que antes, mais forte do que nunca. Escolha sua montanha: uma trilha, um esporte, uma prova, um trabalho impossível, uma aula de HAPKIDO, qualquer coisa pode ser sua montanha, basta escolher e explorar seus desafios lembrando de nunca desistir mesmo que a fraqueza e o medo batam à porta.
Nota1 : a frase do título é de autoria de Thomas Fuller, religioso e historiador britânico – (1608 – 1661).
Nota 2: as imagens são do desafio da KORYO na subida do Pico Abrolhos. 25/08/2019.
#koryohapkido #defesapessoal #selfdefense #hapkido #koryo #selfdefense #hapkidolifestyle #luta
#fight #montanha